5 FORMAS DE EMPREENDER NA CRISE. Mesmo que Você Esteja Começando do Zero

5 FORMAS DE EMPREENDER NA CRISE. Mesmo que Você Esteja Começando do Zero

Livro digital completo, 100% atualizado com as melhores ideias Para Você Começar a Empreender. Receba GRATUITAMENTE no SEU E-MAIL

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Carreira Perfeita – A Verdadeira História Por Trás do Que Lhe Contaram

Carreira Perfeita – A Verdadeira História Por Trás do Que Lhe Contaram

Muitas pessoas quando buscam oportunidade de trabalho para desenvolver uma carreira perfeita, mencionam coisas que não querem. Elas dizem que não querem ter chefe, não querem ficar em um longo tempo de deslocamento entre a casa e o trabalho.

Outras já focam no que elas querem de fato. Liberdade, diversão, ter a possibilidade de construir independência.

 

Muitos Não Sabem Construir o Caminho Para Carreira Perfeita

A verdade é que eu tenho observado é: apesar de mapear o que querem e o que não querem, uma boa parte não sabe exatamente construir esse caminho entre a oportunidade de trabalho e carreira perfeita, por falta de conhecimento, por falta de estratégia ou simplesmente por acomodação.

Alguns estão vivendo tão somente o dia a dia e não planejam o futuro. E dentre esses, há quem prefira a infelicidade a insegurança.

 

Carreira Perfeita e Quadrante do Fluxo de Caixa

As pessoas de uma forma geral, são dividida em quatro quadrantes de acordo com a sua atividade econômica, segundo Robert Kiyosaki, autor de Pai Rico Pai Pobre:

Carreira Perfeita e o Quadrante do Fluxo de Caixa

 

Empregados e Autônomos do lado esquerdo do Quadrante;

Donos de Negócio e Investidores do lado direito.

Por outro lado, as carreiras são classificadas de uma maneira geral em 5 Grandes Tipos de categorias:

  • Profissionais de Vendas – Que não são remunerados por um salário, e sim por produtividade.

 

  • Carreiras de Colarinho Azul – constituídas por pessoas que fazem trabalhos operacionais. Aqui estão as pessoas que consertam, servem, limpam, enfim, pessoas que fazem algum tipo de trabalho manual.

 

  • Colarinho Branco – que são pessoas que desenvolve trabalhos de gestão, burocráticos e administrativos.

 

  • Donos de Negócio – Que ao iniciarem um negócio tradicional precisa atuar como autônomo.

 

  • Investidores – Que são os que colocam uma grande quantia de capital em investimentos para realmente terem chances de conseguirem um retorno significativo.

Podemos dizer que os Profissionais de Vendas, Colarinho Azul e Colarinho Branco estão do Lado Esquerdo  do Quadrante do Fluxo de Caixa e Donos de Negócio e Investidores do Lado Direito.

Mas o que eu quero trazer agora é uma outra perspectiva desses perfis e com isso identificar se eles se enquadram em uma carreira perfeita.

 

Perspectivas dos Perfis Profissionais

Os profissionais em vendas trabalham por produtividade. Eles de fato podem construir o próprio salário. Só que há um problema: se querem ganhar mais, precisam trabalhar mais. Como o dia tem um número limitado de horas, eles acabam também limitando os seus ganhos.

Os profissionais colarinho azúis da mesma forma não se sentem numa carreira perfeita em vender o tempo deles sempre para executar trabalhos manuais. Além disso, a tendência é que esse tipo de atividade seja automatizado, fazendo com que esses profissionais percam suas atividades no futuro.

Os profissionais colarinho brancos são vistos como profissionais em posições socialmente aceitáveis. Entretanto, dentro dessa categoria acontece algo interessante. Muitos desses profissionais são determinados, ambiciosos, persistentes e focados. O que são características positivas. Esses profissionais são conhecidos como realizadores. O fato é que nos ambientes competitivos os realizadores também são vistos como ameaças aos chefes e aos colegas de trabalho por justamente se destacarem. E por estarem inseridos em ambientes competitivos precisam se especializar em uma determinada habilidade para sobreviver no ambiente em que estão inseridos: a “politicagem”. E através da politicagem passam a desmerecer seus inimigos e a fazerem alianças com os detentores do poder.

Há também dentre os profissionais de colarinho branco aqueles que são conhecidos como figurantes.

Os figurantes optam por adotar uma postura defensiva por odiarem politicagem.

Eles aprendem a não serem ambiciosos, não se destacam, não falam em reuniões, não emitem opiniões e preferem se esconder.

Eles fazem de tudo para não terem feedback negativo e passarem despercebidos.

O detalhe é que essa postura funcionou por muito tempo, mas não funciona mais nos dias de hoje. Não há mais como se esconderem.

E se quiserem conquistar algo no mundo corporativo de hoje, o figurante precisa aprender a ser um realizador e fazer “politicagem”.

 

Então, definitivamente as chances de se conseguir uma carreira perfeita sendo um profissional autônomo de vendas, sendo um profissional de colarinho azul ou de colarinho branco é quase zero.

 

Se Posicione de Forma Adequada para Construir a Carreira Perfeita

Para construção de uma carreira perfeita e de realização, você deve aprender a ser um dono de negócio ou investidor.

 

Só que para isso você precisa da informação certa e da mentalidade certa.

 

Por que se você não cuidar disso, você poderá cair em armadilhas.

Posicionamento Adequado Para Construir a Carreira Perfeita

Ao querer ser um dono de negócio sem a informação correta, você ao invés de ser dono do seu negócio, o seu negócio passa a ser seu dono. E você vive praticamente como um autônomo no seu negócio. Cuidando de todas as áreas dele.

Ao pensar em se tornar investidor, você vai precisar se especializar bastante nas modalidades de investimento que deseja atuar e mesmo assim não terá controle total dos seus investimentos.

Oscilações de mercado, políticas econômicas burocracia, liquidez e outros fatores, além do seu perfil de investidor e capital disponível vão compor todo esse cenário.

Por isso, para desenvolver uma carreira perfeita, você deve analisar os seus propósitos com muita franqueza.

Trace os seus objetivos e metas de forma sincera e honesta. E trabalhar duramente é obstinadamente na construção de seu sonho. Se ocupando em desenvolver uma mentalidade correta e tendo acessos às informações que vão ajudar a alavancar o seu projeto.

E é claro: deve construir tudo isso alinhado à seus valores, focando não só no seu próprio bem estar, mas também na contribuição que você pode fazer na vida de outras pessoas.

Tags: | | |

5 FORMAS DE EMPREENDER NA CRISE. Mesmo que Você Esteja Começando do Zero

5 FORMAS DE EMPREENDER NA CRISE. Mesmo que Você Esteja Começando do Zero

Livro digital completo, 100% atualizado com as melhores ideias Para Você Começar a Empreender. Receba GRATUITAMENTE no SEU E-MAIL

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ricardo Rangel
Ricardo Rangel

Engenheiro Químico de Formação e com pós graduação em Gestão de Negócios. Sou casado e pai de duas lindas meninas.Acredito que o empreendedorismo é a chave transformadora na vida das pessoas.Minha missão é ajudar pessoas comuns a construírem liberdade, terem reconhecimento e viverem com propósito através da educação empreendedora.Prezo muito por integridade, flexibilidade e habilidade para ouvir. Família e liberdade são meus valores fundamentais.

error: Conteúdo Protegido!!!