5 FORMAS DE EMPREENDER NA CRISE. Mesmo que Você Esteja Começando do Zero

5 FORMAS DE EMPREENDER NA CRISE. Mesmo que Você Esteja Começando do Zero

Livro digital completo, 100% atualizado com as melhores ideias Para Você Começar a Empreender. Receba GRATUITAMENTE no SEU E-MAIL

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Emprego tradicional condenado! O que fazer a respeito?

Emprego tradicional condenado! O que fazer a respeito?

A forma de trabalho de emprego para a qual estamos acostumados está com os dias contados.

A famosa carteira assinada, ou CLT, vêm sofrendo com o recesso da economia e a insegurança de empresários que não querem fazer grandes investimentos reduziu drasticamente as oportunidades de trabalho.

A verdade é que este cenário é inédito para a nossa economia, e provavelmente não vai melhorar.

Vamos discutir neste artigo algumas ideias centrais para entender porque o emprego tradicional não tem mais funcionado para tantos brasileiros, e o que você deve fazer a respeito.

Pessoas x Empresas

É interessante perceber como são gastos milhares de reais com treinamentos, consultorias, palestras e trabalhos pessoais contratados por empresas para alavancar os resultados das pessoas nas empresas, quando o que as pessoas realmente precisam para ganhar motivação em seu emprego e demonstrar mais empenho não são técnicas de produtividade, mas sim atenção.

Se você perguntar para qualquer pessoa que tenha saído de uma emprego corporativo para montar um negócio próprio, seguir uma carreira de autônomo ou até mesmo para mudar completamente de ramo, alguns dos motivos mais comuns são:

– Falta de reconhecimento

– Salários baixos

– Ausência de um plano de carreira, ou de projeção de crescimento

– Problemas de relacionamento

– Falta de oportunidade para utilizar seus talentos

– Falta de transparência por parte da empresa, especialmente no assunto favoritismo

No geral, todos os motivos são consequência da falta de visão para observar as pessoas como indivíduos que precisam de reconhecimento, precisam ser vistas como pessoas únicas cheias de potencial.

Falta de Reconhecimento no Emprego
Falta de Adaptação ao Emprego Tradicional

Pelo lado das pessoas, isso é uma grande oportunidade e também uma maldição.

A oportunidade está em perceber que, através de outras formas de atuação, as pessoas têm a chance de aproveitar todo o potencial que acreditam que tem naquilo que realmente querem fazer, muito além de comprar o sonho de outra pessoa com a promessa de emprego e segurança.

Como maldição, algumas pessoas não conseguem se adaptar à um modelo diferente do emprego tradicional, de rendimento e ganhos baseado em performance, afinal, o pensamento empreendedor precisa compreender que não existe salário – você recebe no mesmo ritmo que você provê soluções.

Nem todas as pessoas estão preparadas para isso, algumas conseguem se adaptar, e outras simplesmente perdem a cabeça, por não poder contar com a chamada “segurança” de um emprego fixo.

Venda de tempo

No final das contas, o emprego tradicional vai fazer com que as pessoas vendam tempo por dinheiro, e as impede e limita na ideia de construir uma vida de liberdade e prosperidade.

O tradicionalismo do nosso mercado mantém as pessoas escravas de remunerações e funções subaproveitadas, e as transforma em simples pagadores de contas.

O avanço da mentalidade de cada pessoa vai levar à conscientização de que é importante pensar além do emprego, e definir um projeto empreendedor que vai trazer essa liberdade com a construção de ativos.

No Emprego Você Troca Tempo por Dinheiro
No Emprego Você Vende Seu Tempo

É o que Robert Kyiosaki nos diz quando cita que, Através de um emprego você trabalha para o seu patrão, para o governo e para os bancos. O trabalho tradicional é uma indenização do tempo dedicado a construir riqueza para outras pessoas.

Se observarmos outras pessoas que fizeram grandes conquistas no mundo, construindo impérios do absoluto zero e marcando seu nome na história, perceberemos que eles tinham muito menos condições ou conhecimento do que a maioria das pessoas têm, e que as torna inseguras.

Não é estranho essa relação?!

Mais acesso a conhecimento e condições, sejam financeiras ou sociais, tornando as pessoas mais inseguras para tomar riscos e conquistar grandes feitos em suas vidas.

Sua rota de fuga do emprego tradicional

Se pudermos definir um caminho para você fugir desta roda de hamster do emprego tradicional, que não te leva a lugar nenhum, nenhuma frase seria mais adequada do que o antigo ditado popular:

Não coloque todos os ovos em uma só cesta!

As pessoas são pegas desprevenidas quando não se preparam para alguma eventualidade, não formam um plano B em suas cabeças, e nem mesmo enxergam a necessidade de investir tempo em conquistar habilidades complementares.

No Emprego Você Faz Parte da Engrenagem
O Emprego e a Corrida de Ratos

O emprego é uma etapa necessária para sobrevivência, mas pode-se traçar um plano para ir para outros patamares, e isso sim lhe garante mais confiança.

Já pensou em administrar um modelo de negócios em que se possa trabalhar poucas horas por dia e conquistar uma renda extra, que pode se tornar uma renda principal? Este é um modelo do qual eu defendo muito.

Se não for o seu caso, porque não fazer um curso ou aprender uma habilidade que possa lhe servir para uma emergência, como aprender a cozinhar, desenvolver aplicativos ou criar logomarcas – você pode descobrir um grande talento.

O principal a ser levantado é que o costume de ser alimentado nos tornou pessoas com instintos acomodados, enquanto podemos exercer nosso instinto de caçador, reaprendendo a conquistar o nosso sustento.

Já pensou em como você está acomodado e confortável no seu emprego, mostrando um claro despreparo para imprevistos? Ou você já está dando os seus pulos e construindo seu plano B, C e D? Compartilhe conosco nos comentários.

5 FORMAS DE EMPREENDER NA CRISE. Mesmo que Você Esteja Começando do Zero

5 FORMAS DE EMPREENDER NA CRISE. Mesmo que Você Esteja Começando do Zero

Livro digital completo, 100% atualizado com as melhores ideias Para Você Começar a Empreender. Receba GRATUITAMENTE no SEU E-MAIL

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ricardo Rangel
Ricardo Rangel

Engenheiro Químico de Formação e com pós graduação em Gestão de Negócios. Sou casado e pai de duas lindas meninas.Acredito que o empreendedorismo é a chave transformadora na vida das pessoas.Minha missão é ajudar pessoas comuns a construírem liberdade, terem reconhecimento e viverem com propósito através da educação empreendedora.Prezo muito por integridade, flexibilidade e habilidade para ouvir. Família e liberdade são meus valores fundamentais.

error: Conteúdo Protegido!!!