5 FORMAS DE EMPREENDER NA CRISE. Mesmo que Você Esteja Começando do Zero

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MMN – As mentiras do marketing de rede e como ter sucesso

MMN – As mentiras do marketing de rede e como ter sucesso

Descubra as mentiras que falam sobre marketing multinível  ou marketing de rede e como você pode tirar proveito disso.

O modelo de negócio batizado como negócio do século XXI tem alcançado números impressionantes, e cada vez mais adeptos para seu modo de execução, com um senso de empreendedorismo bastante destacado.

Agora, este também é um modelo repudiado por algumas pessoas que o julgam pela atuação de profissionais de pouco profissionalismo ou crenças pessoais sem base em conhecimento da área.

Neste artigo, vamos desmistificar e analisar as grandes mentiras do marketing de rede.

É pirâmide financeira?

Se pudermos listar uma das principais mentiras ou lendas sobre o marketing de rede é de que seriam uma nova modalidade de pirâmide financeira.

Pirâmides são um esquema financeiro que foi promovido por volta dos anos 2000, mas que na verdade se provou ser uma forma de enriquecimento ilícito baseado em aportes financeiros, com promessa de retorno.

Entenda a Diferença entre Marketing de Rede e Pirâmide Financeira
Entenda a Diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira

 

Então no fim das contas, marketing de rede é pirâmide? Seguramente não.

A pirâmide baseia os lucros dos participantes em participações sobre investimentos financeiros sem causa.

Já no marketing de rede, a modalidade de lucro está conectada com o processo de compra e venda de produtos, além da promoção de pessoas que convidem outras pessoas para participar da mesma forma, com o foco em vendas de produtos.

Se restar alguma dúvida, sempre é válido fazer a consulta da empresa que você deseja se vincular no site da ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, onde estão registradas todas as empresas que operam por esta modalidade.

Marketing de rede é pra todo mundo?

Se formos farejar uma mentira gritante sobre este universo, certamente será a de que o marketing multinível é para todo mundo.

Na verdade, essa colocação se manifesta pela ambiguidade, ou seja, pelo duplo sentido dessa colocação.

Quando falamos que todo mundo pode ter sucesso no marketing de rede, tecnicamente falando, de fato todas as pessoas podem – pois todas sabem falar, podem oferecer e vender os produtos.

Marketing de Relacionamento é Para Todo Mundo?
Marketing de Rede é Para Todo Mundo?

 

A questão neste ponto é de entender se as pessoas realmente têm o interesse, a determinação, as habilidades e a coragem necessária para dar certo no marketing de rede.

Então qualquer um pode sair oferecendo e vendendo os produtos, mas muitas pessoas têm limitações pessoais, como vergonha, receio, medo ou insegurança, o que dificultaria o seu alcance aos resultados, se comparado à pessoas com um perfil mais comercial, agitado, animado e corajoso.

É um modelo disponível para todos, sim, mas as pessoas que terão sucesso no marketing de rede precisam mesmo de um pouco mais, elas precisam de determinação, ambição e fome pelo sucesso em vendas.

É fácil vender estes produtos?

Outra mentira comum deste universo é de que fazer a venda destes produtos é rápido ou fácil.

A verdade é que a maioria das pessoas não costuma trocar produtos que utilizam em seu dia a dia por uma nova marca ou tipo – isso porque existe um fator chamado custo de mudança.

É Fácil Vender os Produtos no Marketing Multinível
É Fácil Vender os Produtos

Então se você usa um perfume e adora, você segue usando, e quando muda de perfume, pode gostar ao primeiro aroma, mas detestar no longo prazo, ou enjoar da fragrância, o que deixaria um mal-estar para a pessoa.

O mesmo para uma pessoa que costuma ter alergias de pele, está estabelecida com um produto de mercado e resolve fazer a troca por um creme vendido por uma empresa de marketing multinível – ela pode ter um resultado melhor, ou pior, e o medo da mudança acaba paralisando a decisão, trazendo as pessoas para o comodismo e segurança.

A verdade é que essa é uma limitação que não acontece somente na compra de produtos de empresas que levam este modelo de negócio, mas com qualquer tipo de produto de mercado.

Você consegue administrar no seu tempo livre e ter sucesso?

O erro nesta colocação está em vender esta modalidade de trabalho atrelado à visão de outros participantes da mesma rede que conquistaram resultados realmente impressionantes em pouco tempo.

Você Administra o Seu Negócio no Tempo Livre com Marketing Multinível
Você Administra o Seu Negócio no Tempo Livre

Como por exemplo, pessoas que conquistam altos níveis dentro da empresa em questão de poucos meses – realmente não são resultados normais, mas sim resultados de pessoas que estejam 100% focadas no negócio, e não administrando como um plano de renda extra.

O sucesso na verdade é subjetivo, a mentira está em atrelar o valor de sucesso à cases de pessoas que tem dedicação integral, que pode não ser uma realidade do perfil de todos.

Marketing multinível é o negócio do século XXI?

Aquilo que algumas pessoas podem enxergar como uma inverdade é na realidade uma visão muito bem orientada para uma grande mudança de forma de vida e de tendência de negócios para o futuro.

Cada vez mais as empresas reduzirão a sua frente de atuação em redes varejistas que espremem suas margens, concedendo todo o lucro que seria dado de bandeja para estas grandes redes na distribuição por iniciativas de pessoas que queiram abraçar este trabalho com dedicação.

Este é justamente um mote bastante usado neste mercado, de que os valores que seriam investidos em publicidade são revertidos em lucratividade para cada parceiro, que tem acesso aos produtos por preços bastante atrativos, e os revendem por preços tabelados bem elevados.

Será este mesmo o negócio do século XXI?

Seré que o marketing multinível é o Negócio do Século XXI
Seré que o MMN é o Negócio do Século XXI

Provavelmente é uma das primeiras dentre muitas tendências e mudanças das formas de trabalho que estamos acostumados, e certamente são uma grande oportunidade, para quem realmente tem o foco, coragem e determinação de conquistar o seu próprio sucesso.

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Sobre o Autor

Ricardo Rangel
Ricardo Rangel

Engenheiro Químico de Formação e com pós graduação em Gestão de Negócios. Sou casado e pai de duas lindas meninas. Acredito que o empreendedorismo é a chave transformadora na vida das pessoas. Minha missão é ajudar pessoas comuns a construírem liberdade, terem reconhecimento e viverem com propósito através da educação empreendedora. Prezo muito por integridade, flexibilidade e habilidade para ouvir. Família e liberdade são meus valores fundamentais.

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